quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma flor que morre ou uma que renasce?

  Uma das falas que mais me chamou a atenção em Gods Eater Burst é (estranhamente) a de uma NPC (personagem não-jogável) que não tem qualquer importância para a história principal do jogo, mas que traz um significado de amplitude de mundo gigantesco. Essa fala vem de uma garota (provavelmente por volta de seus 10 anos de idade) e ela mostra uma sensação de vazio e desolação que contribuem muito para que o jogador se situe em relação ao mundo em que vive.
  A menina diz: "Meus pais me disseram que vão me mostrar uma flor! Me pergunto se é algo bom de comer!". Essa frase me chocou muito e me fez analisar a história do jogo mais a fundo e, através disso, rever o mundo através de pontos tão cotidianos e banais que muitas vezes têm grande importância, mas não são vistos como relevantes na maior parte das vezes.
  O principal ponto a que a flor me levou foi a refletir sobre como existem pequenas coisas como uma flor que são tão belas e que precisam de cuidados para se manter para as próximas gerações. Com isso, eu poderia simplesmente parar e falar sobre a importância de preservar o meio ambiente como muitas pessoas no meu lugar faria. Mas eu observei algo a mais: representatividade.
  Uma flor para (a maioria de) nós representa beleza (e com ela, talvez amor, carinho, amizade, prosperidade, esperança e outras infinitas [sim, infinitas] possibilidades). Mas para a menina essas infinitas possibilidades abstratas não eram conhecidas. Ela não conhecia uma flor. Ela não tinha tido contato com a beleza já que o mundo de sua época tinha sido (quase que) completamente destruído pelos Aragamis que deixaram (aos olhos humanos) somente destruição por onde passaram.
  Então pensei em como é triste perder algo tão bonito quanto a beleza, a pura e simples qualidade dos seres que nos encantam. Entretanto ao procurar por esta imagem e principalmente ao avistá-la é que pensei no quanto (como é dito no jogo Kingdom Hearts) "é nas mais profundas trevas que se encontra (mesmo que praticamente invisível) a mais verdadeira das luzes." E ao interpretar esta proposição, pode-se chegar a um outro pensamento (ou pelo menos foi o que me ocorreu) de que é através da tristeza que percebemos a alegria, é através da morte que vemos a beleza da vida, é pela perda da beleza que se dá valor a ela, etc.
  Talvez (e eu espero que sim), mesmo que a humanidade passasse por um processo similar ao do jogo (se é que não passa por essas crises de significados e significantes no decorrer da história [como acredito que ocorra]), ainda haveria esperança de outra flor desabrochar e mostrar uma nova beleza que, mesmo que inicialmente solitária, trouxesse à luz outras belezas até então desconhecidas. Porque mesmo quando algo que é belo perde seu valor, algo que até então não era enxergado como belo pode enfim vir à luz.
  Isso é tudo! 
                                                                                                        ~ Raytamer

P.S.: Por favor deixe seu comentário abaixo. Porque é através do diálogo que se traz a flor à luz. ;)

2 comentários:

  1. Amazing!
    incrível ver um garoto com o pensamento tão forte e sensível.
    na maioria das vezes quem joga nem presta atenção na história e nas lições que o jogo traz em si e muitos jogos não trazem nada!apenas querem "zerar" o jogo pra falar que é o cara e que tem os melhores itens..mais interpretar o jogo que é bom nem pensar...
    me falam muito bem the Kingdon hearts mais ainda não cheguei a jogar...

    ResponderExcluir
  2. @'nil : Obrigado pelo comentário. Interessante você citar Kingdom Hearts porque é a minha série de jogos preferida. A história tem um bom tom psicológico mostrando que as amizades podem guias para as pessoas e como através dos amigos e de um verdadeiro amor as pessoas podem viver seus próprios caminhos, se libertando das trevas que muitas vezes consomem as pessoas. Outras questões colocadas na história são de como é necessário aceitar quem você é, mesmo quando é algo feio que você quer esconder dos outros. Além de conflitos entre razão, vontade e sentimentos (sendo eles tanto os "bons" quanto os "maus"). Além da história ser extremamente interessante, a jogabilidade é boa, os personagens são bem trabalhados (apesar de existirem jogos que trabalham melhor isso) e é uma série que vale muito a pena jogar na minha opinião. ^^
    Espero que você se divirta jogando KH e me conte o que você achou, caso queira. ;)

    ResponderExcluir